domingo, 22 de setembro de 2019

Gatos: Curiosidades e Comportamentos dos Bichanos

Os gatos são realmente animais incríveis e cheios de curiosidades. Conhecidos e adorados por toda a sua independência e autonomia, esses felinos vêm conquistando o coração de muita gente.

Os gatos são animais ideais para quem mora em apartamento, possui pouco espaço e também passa pouco tempo em casa, justamente por serem animais que não dependem tanto da atenção e companhia do ser humano.

De onde surgiram os gatos

Segundo um estudo publicado na revista Science o gato domesticado é um descendente do Felis Silvestris Lybica, uma espécie de gato selvagem encontrado na África. Esse gato selvagem surgiu do cruzamento de cinco espécies selvagens diferentes, onde o cruzamento aconteceu há mais de 100 mil anos.

Há quanto tempo os gatos convivem com as pessoas?

Os gatos possuem pouco tempo convivendo com as pessoas se comparado ao cachorro. Esses bichanos passaram pelo processo de domesticação há mais ou menos 12 mil anos atrás.

Eles foram domesticados por conta de sua grande utilidade quando o assunto era caça e proteção.

Saiba porque os gatos foram domesticados

curiosidades sobre os gatos

Se você acha que os gatos foram domesticados apenas por serem bichinhos fofinhos e manhosos você está bem enganado.

Como sabemos, os felinos são os melhores caçadores existentes na natureza e esse seu talento nato para a caça despertou o interesse em muitos donos de lavoura há mais de 10 mil anos atrás.

Os agricultores naquela época estavam começando a plantar variedades de cereais e com isso roedores começaram a aparecer nos locais onde essas plantações eram armazenadas.

Como os gatos eram felinos de pequeno porte, podendo ser facilmente domesticados, os agricultores passaram a domesticá-los para que com suas habilidades de caça eles impedissem os roedores de destruir os cereais armazenados.

Os gatos eram considerados deuses?

Uma das principais curiosidades sobre os gatos era o motivo pelo qual esses felinos eram considerados deuses para os povos do antigo Egito.

Bom, esses felinos de 4 patinhas eram considerados deuses simplesmente porque ajudaram muito o povo egípcio a se desenvolver e evitar roedores, além de doenças.

Os gatos caçavam e matavam os ratos que infestavam a região e traziam destruição de colheitas e doenças. Quando o povo do Egito percebeu que além da proteção ao alimento os bichanos haviam diminuído os índices de doenças, eles começaram a tratar o animal como membro da família e uma divindade.

Curiosidade: os gatos caem de pé?

Provavelmente você já viu um gato caindo de algum lugar algumas vezes e percebeu que ele sempre cai em pé, não é mesmo?! Essa é uma das curiosidades que muitas pessoas possuem com relação aos bichanos.

Os gatinhos sempre caem em pé porque o senso de equilíbrio deles é extremamente apurado, com isso eles conseguem fazer rápidos movimentos e girar o corpo, caindo assim sempre em pé.

Os gatos são animais que possuem o labirinto muito sensível. O labirinto é uma estrutura que fica dentro do ouvido e é responsável pelo senso de equilíbrio.

Dessa forma, quando o gato se encontra em uma posição desconfortável há um aumento na pressão do labirinto, junto com a captura visual do animal e tudo isso é enviado para o sistema nervoso central. Com o sistema nervoso central em alerta ocorre o envio de sinais elétricos para todo o sistema locomotor dos bichanos.

Por que os gatos dormem constantemente?

porque os gatos dormen tanto

Esses animais possuem hábitos noturnos, ou seja, ele dorme bastante durante o dia e pela noite ele se desperta para caçar. Eles são capazes de dormir por 20 horas diárias, mas essas horas são divididas em pequenos cochilos pelos animais.

Mesmo que o gato não saia durante a noite, o seu instinto faz ele dormir e se preparar para uma possível caça noturna. Além do instinto de caçador, a raça, idade, temperamento, clima e saúde do bichano podem ser fatores que interferem no sono.

Um fato também bem curioso sobre o sono dos gatinhos é que eles podem modificar os horários em que dorme para conseguir passar mais tempo com as pessoas que eles gostam.

A alimentação também faz com que o gato possa dormir mais, já que eles por serem cuidados dentro de casa não precisam se preocupar com a caça para garantir o seu alimento.

Porque não gostam de água?

A maioria dos gatos simplesmente não gostam de água por conta da sua genética, mas apesar disso eles sabem nadar extremamente bem. Muitos gatos são descendentes dos gatos selvagens do Médio Oriente, dos locais mais próximos ao deserto.

Como a gente sabe, no deserto não há contato constante com a água e com isso os gatos selvagens não se adaptaram ao líquido e desenvolveram uma certa desconfiança, justamente pela falta de contato.

Os gatos gostam de água, tanto é que eles amam água corrente da torneira e costumam até brincar com elas, mas quando há água em abundância eles ficam cautelosos e preferem se afastar por causa da sua desconfiança.

Em resumo…

Os gatos são animais cheios de curiosidades e que com o passar do tempo se tornaram um pouco mais dependentes do ser humano por ter sido domesticado. No entanto, mesmo sendo domesticado ainda é possível notar toda a independência felina.

Esses bichanos são animais incríveis e todo o seu comportamento atual vem de características marcantes da sua espécie.

Os felinos dominaram o mundo!

O post Gatos: Curiosidades e Comportamentos dos Bichanos apareceu primeiro em Total Proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário